lunedì 17 marzo 2008

Ancora Notizie e Lembranze dal Brasil...

Ancora immagini, visto che il molto lavoro e mio nipotino Lorenzo non mi permettono di scrivere... Ecco altre Foto dei passati Percorsi di Ygramul in Amazzonia e in Mato Grosso del Sud, quando ancora non esisteva il nostro Teatro e questo nostro Sito/Blog di raccolta dei pensieri. Da San Paolo, da un Vania pieno di ricordi dei bei viaggi passati, un saluto, in questa giornata stracolma di incontri ufficiali, tra giornalisti, studenti e scienziati...

Vania Castelfranchi ministra palestra aberta à comunidade
[14/3/2008] O dramaturgo italiano Vania Castelfranchi, diretor do Grupo Teatro Patafísico Ygramul, ministra uma palestra aberta na segunda-feira (17), às 19 horas, no auditório do Instituto de Artes (novo local). Vania está na Unicamp desde o dia 12, realizando workshop teatral sobre a tradição da Comedia dell'Art italiana com estudantes do curso de artes cênicas da Universidade. Durante uma semana, os alunos realizam laboratório corporal baseado neste movimento, desde sua origem na Giullaria Medieval até seu desenvolvimento e desdobramentos modernos. O evento é realizado pelo Instituto de Artes (IA) e pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp.
De acordo com a atriz formada pela Unicamp Nádia Berriel, a palestra focará o trabalho do Grupo Ygramul, especialista em teatro antropológico; que tem como base a Commedia dell'Art. "A partir da Commedia, eles tratam de assuntos sérios e sempre aprendem músicas e cantos do país para onde vão. O tema sempre é escolhido antes de viajar, durante um estudo sobre a história do país. A Commedia, na verdade, é a linguagem que encontraram para falar de temas variados", esclarece Nádia. Para exemplificar, ela acrescenta que, em Malawi, na África, o grupo levou a Aids como tema. Em Bali, o assunto abordado através da Commedia foi a pedofilia. No Brasil, a terra foi o centro de trabalho realizados com comunidades indígenas.
O workshop é de grande importância para os alunos, na opinião de Nádia, por trabalhar não só não só a parte estética da Commedia dell'Art, mas também os conceitos e vários personagens do movimento. "O interessante do Ygramul é que eles trabalham não apenas a forma, mas principalmente o que há de social, a partir da filosofia da Commedia", explica a atriz.
A participação em um curso promovido pelo Ygramul, na Itália, colocou Nádia em contato com Castelfranchi, que aceitou a sugestão de realizar o workshop pela primeira vez na Unicamp. "Eu disse que o trabalho tinha a ver com o curso da Universidade", explica.
Serviço
Palestra sobre o trabalho do Grupo de Teatro Patafísico Ygramul
Com Vania Castelfranchi
Dia 17 de março
Às 19 horas
No Centro de Convenções da Unicamp
(Maria Alice da Cruz)

Nessun commento: